15.5.11

7. CLIMÃO NA CABINE DE COMANDO

É muito mais sério do que podemos imaginar. Enquanto um vôo corre na rotina, o CCC é até contornável, mas quando acontece algo, pode até contribuir para um fim trágico! Já aconteceu, todos sabem do famoso acidente por causa de climão e surto de ego. Vou relatar o que tenho certeza.

Voo de Navajão, em exelente estado, encerado, com bancos de couro e ar, um luxo só. Piloto e co-piloto tipo pai coruja e filho, 7 pax e algumas malas distribuidas pelos diversos bagageiros. No ultimo instante, apareceu como do nada o tal do 'filho do proprietário' recem saído do aeroclube com suas extensas 45 horas de convencional. O co-pila, foi dispensado, o super ego 'pediu' para ir na esquerda e o dono, junto ( no embarque não no voo ), concedeu este privilégio.

Climão instalado.

Cavok, com algumas nuvens no nível de voo, o avião não tinha PA operacional...mas tinha ar e bancos de couro e estava encerado com cera Garn Prix último tipo! Em certo momento um passageiro pediu um refrigerante (em alguns Navajões, a geladeira fica atrás). Nessa hora o piloto olhou para o “super ego” mas este fez que não era com ele. Para atender prontamente ao pedido do passageiro, levantou e foi pegar o refrigerante lá trás. Um dos passageiros também se levantou e foi para a parte de trás do avião conversar com o piloto não se sabe o que.

Bom, o Navajão é um avião de pequeno porte mas que possui corredor, o que permite que os passageiros transitem por dentro do avião, mas isso acarreta alterações no equilibrio do avião que com o PA inoperante, ocasiona mudanças fazendo o avião subir ou descer conforme a agolmeração de passageiros em diferentes partes de seu interior.

O avião começou a subir e imediatamente entrou numa nuvem das diversas que tinha na área, o manicaca arrogante se assustou e comandou com muita violência manche picado, o piloto que estava atrás, bateu com a cabeça no teto e desmaiou.

O menino puxou o manche com muita violência, o avião ficou na vertical quase de dorso e entrou em stall seguido de parafusso, iniciando em dorso, pendendo para parafusso chato. Para a sorte de todos, um dos passageiros, que era piloto de garimpo, a muito custo assumiu a direita. O menino congelou nos comandos e segurou o manche em cabrado com muito esforço. Outro passageiro, muito forte deu uma gravata no copila, tentando puxa-lo do banco, não conseguiu, mas o mesmo soltou o manche.

O avião definiu um parafuso normal e o passageiro conseguiu controlar apesar da anarquia instalada em todo o avião. O cara não quis aceitar o ocorrido e disse que o avião tinha dado problema, pois subiu sem aviso e que ele iria conseguir controlar.

Mais uma vez CCC instalado. O piloto 'acordou' com um baita machucado na nuca, assumiu o lugar do passageiro e dali não saiu mais até o pouso. Ainda ouviu do menino que se contasse para o pai o que aconteceu estaria despedido.

Logo que chegou, ligou para o patrão e explicou o ocorrido. Sem perda de tempo, colocou isso na relatório de manutenção do avião para oficializar, mas aparentemente não houve resultado efetivo pois o dono do avião era um político! O piloto pediu demissão e foi para uma grande. Conseguiu!

Pois bem, as vezes, temos crianças para criar e contas para pagar, o que nos leva a tolerar certas situações como esta em que nos resta apenas administrar o tamanho do sapo a ser engolido

Infelizmente, hoje em dia ainda acontecem muitos fatos como esse. O que posso aprender com isso, é não se deixar abalar pelo CCC e prestar muita atenção no vôo, pois mais cedo ou mais tarde o arrogante vai cometer um erro, e neste momento, tem que haver alguém lúcido na cabine para que o erro não termine em tragédia.

Lidar com ser humano é muito complexo. O ego e arrogância inviabiliza a condução de uma aeronave dentro dos parâmetros de segurança! E jamais pensem que isso só acontece no Navajão do Táxi Aéreo da esquina!



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