15.5.11

6. AMIGOS À BORDO

Nutrimos por nossos amigos 'terrestres', laços de afetividade, respeito, admiração, preocupação com sua segurança e também um instinto de proteção. Mas o que acontece quando colocamos em um avião nossos amigos para dar uma voltinha...

O que se transforma em alguns pilotos que, quando estão com amigos à bordo, ficam literalmente fora de si, ignorando todas, absolutamente todas as normas mais básicas e didáticas de segurança e submete a aeronave muitas vezes a manobras insanas e com fim trágico?

Posso citar para voces diversos acidentes 'entre amigos'...tanto em automóveis quanto em aviões...mas vou me reter nas manobras... Que tal 4 tuneaus de Cessana 210, ou seja, 3,5...pois não houve como completar a última volta...neste se foram seis! Livrar montanha de Cessna...menos 2. Looping de Sêneca...menos 4. Decolagem 'vertical' de Sêneca, stal de dorso e...menos 4... Acho que queria emendar meio looping após a decolagem!!! no dorso, efetuaria meio tuneal!!!!!! Curvão em subida de Baron após a decolagem...uma espécie de chandelle em baixa altura mas que terminou em stall de asa...menos 4.

Todos os casos citados, o avião/piloto não estava em serviço, mas recebendo visitas de seus amigos ou trouxe os amigos para uma volta. Bom, pelo menos, quando levei conhecidos e amigos para voar, eles se deliciaram um monte com o tal do VLR ( voo em linha reta ), se emocionaram com uma curva de média, ficaram em extase ao sobrevoar a cidade, “adrenaram” com friozinhos de barriga...em suma, foi muito, mas muito divertido...para mim e para eles.

Para seu amigo terrestre, principalmente que nunca voou, eu garanto, de carteirinha...basta isso, qualquer voo padrão num avião pequeno os leva ao delírio, não precisa de mais nada.



TODOS OS TEXTOS CONTIDOS NESTE BLOG E ASSOCIADOS SÃO REGISTRADOS NA BIBLIOTECA NACIONAL E PROTEGIDOS POR COPYRIGHT.


É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM A PERMISSÃO DOS AUTORES.


PARA SOLICITAR A PERMISSÃO DE REPRODUÇÃO ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL