Check de abandono? Que nada, coisa de gente que não tem o que fazer! É só 'desligar' o avião e ir para a balada!! Será? Um avião, vem de fábrica equipado com algumas coisas diferentes, que chamam a atenção. São diversas capinhas e tampas... algumas interessantes, com uma fita escrito 'danger'... Pois bem, as capinhas não são porta canetas e nem porta óculos, e as tampas não são vasilhas para alimentar o cachorro.
O jatinho tinha acabado de chegar, eram por volta de 18 horas, movimentavam o avião para estacionar de forma que na manhã seguinte era só 'ligar e zarpar'... coisa rápida, coerente com a proposta de um táxi-aéreo. Mas uma cobra observava tudo aquilo, curiosa com aquelas tocas brilhantes e redondas se aproximando de 'sua' árvore.
Logo que caiu o manto frio da noite, a cobra ficou mais interessada na viabilidade de alcançar aquela toca, o profundor do avião estava bem próximo a árvore. O réptil rastejante não pensou duas vezes, estica daqui, dobra dali, pronto, acesso a sua nova casa, e ainda quente!
Pela manhã, ao contrário do abandono, os procedimentos de partida foram feitos com cuidado, inclusive a vistoria da aeronave, utilizando lanterna, o co-piloto ficou surpreso ao encontrar a cobra entranhada dentro da turbina...e agora?
O piloto de imediato pediu para o copila meter a mão lá dentro para puxar a cobra, o copila, após vistoria, concluiu que a cobra era venenosa e não topou a parada. De repente, todo mundo no campo passou a entender de turbinas e cobras, e iniciou-se uma seqüência de aconselhamentos para tirar o bicho de lá, o piloto estava apavorado e olhava o relógio a toda hora, sabia que tinha c...no pau.
- Joga um balde d água!
- Liga a turbina e deixe a cobra administrar a situação da melhor forma possível.
- De um banho de WD 40!
- Fumaça, se serve para tirar abelha de colméia, serve para tirar cobra de turbina...
A última opção foi escolhida, mas a fumaça ia para todo o lugar, menos para dentro da turbina. Antes que incendiassem o avião, o piloto resolveu pedir socorro. O... vôo já era. Quem contratou o avião já tinha decolado do aeroporto em outro táxi.
A oficina mandou um fibroscópio, uma espécie de endoscópio...o mecânico, quase rindo, ‘achou’ a cobra. Com seu SCDT ( sacador de cobras de turbinas ) delicadamente a puxou pela cabeça...Mas a delicadeza acabou por aí, o réptil, declarado culpado pelo grande prejuízo, foi trucidado pela tripulação.
O jatinho seguiu para ‘casa’, o prejuízo foi superior a 10 mil reais, valores atualizados... e a pobre cobra perdeu a vida... Só porque a tripulação 'defumada' não tinha saco para fazer um abandono dentro dos padrões.
O cheque de abandono é muito importante, por motivos óbvios. Mas se pensas que o problema acaba aí... Ainda tem as ‘Vespas de pitot’. E estas, derrubam aviões!
O jatinho tinha acabado de chegar, eram por volta de 18 horas, movimentavam o avião para estacionar de forma que na manhã seguinte era só 'ligar e zarpar'... coisa rápida, coerente com a proposta de um táxi-aéreo. Mas uma cobra observava tudo aquilo, curiosa com aquelas tocas brilhantes e redondas se aproximando de 'sua' árvore.
Logo que caiu o manto frio da noite, a cobra ficou mais interessada na viabilidade de alcançar aquela toca, o profundor do avião estava bem próximo a árvore. O réptil rastejante não pensou duas vezes, estica daqui, dobra dali, pronto, acesso a sua nova casa, e ainda quente!
Pela manhã, ao contrário do abandono, os procedimentos de partida foram feitos com cuidado, inclusive a vistoria da aeronave, utilizando lanterna, o co-piloto ficou surpreso ao encontrar a cobra entranhada dentro da turbina...e agora?
O piloto de imediato pediu para o copila meter a mão lá dentro para puxar a cobra, o copila, após vistoria, concluiu que a cobra era venenosa e não topou a parada. De repente, todo mundo no campo passou a entender de turbinas e cobras, e iniciou-se uma seqüência de aconselhamentos para tirar o bicho de lá, o piloto estava apavorado e olhava o relógio a toda hora, sabia que tinha c...no pau.
- Joga um balde d água!
- Liga a turbina e deixe a cobra administrar a situação da melhor forma possível.
- De um banho de WD 40!
- Fumaça, se serve para tirar abelha de colméia, serve para tirar cobra de turbina...
A última opção foi escolhida, mas a fumaça ia para todo o lugar, menos para dentro da turbina. Antes que incendiassem o avião, o piloto resolveu pedir socorro. O... vôo já era. Quem contratou o avião já tinha decolado do aeroporto em outro táxi.
A oficina mandou um fibroscópio, uma espécie de endoscópio...o mecânico, quase rindo, ‘achou’ a cobra. Com seu SCDT ( sacador de cobras de turbinas ) delicadamente a puxou pela cabeça...Mas a delicadeza acabou por aí, o réptil, declarado culpado pelo grande prejuízo, foi trucidado pela tripulação.
O jatinho seguiu para ‘casa’, o prejuízo foi superior a 10 mil reais, valores atualizados... e a pobre cobra perdeu a vida... Só porque a tripulação 'defumada' não tinha saco para fazer um abandono dentro dos padrões.
O cheque de abandono é muito importante, por motivos óbvios. Mas se pensas que o problema acaba aí... Ainda tem as ‘Vespas de pitot’. E estas, derrubam aviões!
TODOS OS TEXTOS CONTIDOS NESTE BLOG E ASSOCIADOS SÃO REGISTRADOS NA BIBLIOTECA NACIONAL E PROTEGIDOS POR COPYRIGHT.
É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM A PERMISSÃO DOS AUTORES.
PARA SOLICITAR A PERMISSÃO DE REPRODUÇÃO ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL