15.5.11

14. ARRUELA METIDA

O motor do Sertanejo já estava cansado, pois bem, retífica nele. Para quem não conheçe, o motor do Sertanejo é um boxer (mesma configuração do que o do fusca) de seis cilindros. O bloco, é dividido em dois, e as partes, unidas por parafusos.

Durante a montagem do bloco, não se sabe como, uma arruela ficou presa entre os dois lados do bloco. O mecânico apertou o bloco conforme o torque e percebeu que um lado não fechava com o aperto, ficava sempre uma pequena fresta. Ao reabrir, viu que havia uma arruela prensada, retirou a arruela, apertou novamente, não houve vazamentos e o motor funcionou perfeitamente.

Ao instalar no avião, percebeu-se que em velocidade de cruzeiro, após o ajuste da mistura, o avião começava a resonar, bem baixo, quase imperceptível. Somente um piloto com muita sensibilidade, poderia perceber. Entre um voo e outro, fazia-se a caça da fonte de ressonância.

Não houve sucesso, resolveram então conferir os acessórios e a montagem. Primeiro foi o escapamento, depois o berço onde o motor se fixa na aeronave, magnetos, estrutura, asa, folga de tirantes, longarinas, rebites, em suma, o avião foi virado ao aveso e nada de anormal foi encontrado, estava tudo perfeito.

Resolveu-se abrir o motor para conferir as folgas internas, checa-se aqui e ali e nada, nada mesmo... A solução foi raio-x no bloco... pronto, no raio-x observou-se diversas micro trincas.

Em conversa com o mecânico, descobriu-se a história da arruela de menos de 1mm, que com o aperto, forçou e deformou o bloco do motor, originando micro fissuras que 'cantavam' quando o motor tinha sua mistura ajustada.

O bloco passou por retífica e o motor ficou perfeito.

Mas, caso não se busca o defeito, as trincas aumentariam até o ponto do bloco rachar, podendo ocasionar vazamento de óleo e conseqüente parada do motor ou até mesmo sua quebra repentina e incêndio.

O avião é um instrumento de grande precisão, até um detalhe aparentemente inocente e de fácil solução para incorrer em sérios danos!



TODOS OS TEXTOS CONTIDOS NESTE BLOG E ASSOCIADOS SÃO REGISTRADOS NA BIBLIOTECA NACIONAL E PROTEGIDOS POR COPYRIGHT.


É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL SEM A PERMISSÃO DOS AUTORES.


PARA SOLICITAR A PERMISSÃO DE REPRODUÇÃO ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL